Duplicatas

Duplicatas

Produzimos duplicatas pré impressas, personalizadas, para posterior impressão pelo cliente, em máquinas domésticas como impressoras a laser ou jato de tinta. Com uma duplicata pré-impressa de modo personalizado, o seu cliente identifica com maior facilidade a sua empresa e não deixa de ser mais um meio de publicidade.

 

A duplicata mercantil ou simplesmente duplicata é uma espécie de título de crédito que constitui o instrumento de prova do contrato de compra e venda.

É um titulo de credito criado pelo direito brasileiro.Já o código comercial de 1850 previa, em seu art. 219, que nas vendas por atacado o vendedor era obrigado a extrair, em duas vias, uma relação de mercadorias vendidas, as quais eram assinadas pelo comprador, ficando cada via com uma das partes contratantes.

Definição: título de crédito constituído por um saque vinculado a um crédito decorrente de contrato de compra e venda mercantil ou de prestação de serviços igualado aos títulos cambiários por determinação legal. É título casual, formal, circulável por meio de endosso e negociável. Geralmente é título de crédito assinado pelo comprador em que há promessa de pagamento da quantia correspondente à fatura de mercadorias vendidas a prazo.

A duplicata tem origem em uma só fatura, porém de uma só fatura podem ser extraídas diversas duplicatas.

A duplicata deve ser apresentada ao devedor dentro de 30 dias de sua emissão, e ele deverá devolvê-la dentro de 10 dias, com a sua assinatura de aceite ou declaração escrita esclarecendo por que não a aceita. A duplicata paga, para segurança do devedor, deve ser retirada de circulação, com quitação no próprio título, para que ele não possa ser cobrado por algum endossário de má-fé.

A duplicata de prestação de serviços é título emitido por profissionais ou por empresas, para cobrança de serviços prestados. É obrigatória nas vendas mercantis a prazo e pode ser protestada por falta de pagamento, quando vencida.

A duplicata prescreve, no que tange a sua execução, em 3 anos, ressalvados outros meios de cobranca em direito admitidos…

3 Comentários

  1. Washington Neves

    Solicitamos enviar modelo de Duplicata Mercantil onde nos possamos preencher e enviar para nossos clientes.
    Agradecemos e ficamos no aguardo.
    Washington Neves

  2. Boa tarde,

    Solicito um e-mail para eu mandar um modelo de duplicata para cotação.

    Grato

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *